Dessa forma, a linguagem de programação JavaScript não é a exceção. Essa forma de programar se torna muito mais compreensível para nós humanos, por se aproximar mais de uma das linguagens que usamos para nos comunicar (o inglês). Portanto, podemos considerar JavaScript uma linguagem de programação de alto nível. Assim, em 1995, a Netscape contratou o desenvolvedor Brendan Eich para criar uma linguagem de script que trouxesse “vida” às páginas Web. Desse modo, foi criada uma linguagem que foi chamada de LiveScript.

Ambas as linguagens podem ser utilizadas em vários lugares e situações. No entanto, a Java é conhecida pelo potencial para criar softwares robustos, seja aplicativos desktop, ou criar o backend de uma página web, enquanto JavaScript se destaca por ser usada principalmente para tornar as páginas da Web (HTML) mais interativas e dinâmicas. O JavaScript é executado, principalmente, nos navegadores, já que nasceu para tornar a navegação dinâmica.

O que é uma variável JavaScript e como declará-la?

A documentação JavaScript descreve aspectos da linguagem que são apropriadas para um programador JavaScript. A especificação ECMAScript é um conjunto de requisitos para a implementação ECMAScript. É útil se você desejar implementar recursos compatíveis com os padrões da linguagem em sua implementação ECMAScript ou engine (como SpiderMonkey no Firefox, ou v8 no Chrome).

O mais importante é que você deve entender que uma aplicação Web não pode confiar em nenhum dado do navegador, ou seja, em nenhum dado que venha de um usuário externo. Nesse caso, todos os dados devem ser validados antes de serem exibidos ou usados na aplicação, evitando consultas e chamadas maliciosas dos arquivos. Como qualquer https://www.jornaldealagoas.com.br/geral/2024/01/18/22446-curso-de-teste-de-software-drible-a-falta-mao-de-obra-no-mercado-de-trabalho tarefa que temos no dia a dia e podemos realizar de diferentes formas para chegar ao resultado desejado, na programação também é assim. Os paradigmas de programação são um “estilo” de programar, uma maneira de construir o código que será escolhida de acordo com o que se adequa melhor para resolver determinado problema.

Apenas JavaScript

Um passo crucial na vida de qualquer pessoa é no momento de escolher em qual área ela vai atuar. Na tecnologia temos a área de desenvolvimento de software, onde há altos investimentos e poucas pessoas para suprir a demanda por especialistas. O React Native é um framework para desenvolvimento de aplicativos móveis, que agiliza todo o processo de desenvolvimento e possibilita a criação de aplicações multiplataforma, ou seja, aplicações que vão funcionar tanto em sistemas iOS como no Android. Um outro detalhe é que os frameworks podem conter diversas bibliotecas dentro deles, porque como acabamos de ver, as bibliotecas são ferramentas que trazem alguma funcionalidade para nossa aplicação, e simplificam a criação de funções complexas. A biblioteca vai possuir recursos que você pode utilizar durante o desenvolvimento da sua aplicação, mas você vai decidir quando e onde chamar as funções da biblioteca.

Tanto Java quanto JavaScript são marcas registradas da Oracle nos Estados Unidos da América e em outros países. No entanto, as duas linguagens de programação possuem sintaxe, semânticas e usos muito diferentes. Em contraste com o sistema em tempo de compilação das classes construídas por declarações no Java, JavaScript suporta um sistema em tempo de execução com base em um pequeno número de tipos de dados representando valores numéricos, booleanos, e strings. JavaScript tem um modelo de objeto baseado em protótipo em vez do modelo, mais comum, de objeto baseado em classes.

Abrindo o console

As linguagens de programação foram criadas para nos comunicarmos com as máquinas de forma mais fácil para nós do que o sistema binário, ou seja, zeros e uns. Chamamos de linguagem de baixo nível aquelas que são mais próximas do sistema binário, como Assembly X86. Agora que já conhecemos os tipos var, let e const, cabe a você, como dev, usá-las com sabedoria! E se quiser uma leitura mais completa sobre o assunto, recomendamos o artigo Entenda a diferença entre var, let e const no JavaScript. No ambiente de programação utilizamos variáveis, que são espaços na memória do computador que o programa em execução reserva.

Quando falamos de páginas Web e JavaScript, não podemos deixar de falar do DOM, que significa Document Object Model. Trata-se da modelagem de todo o HTML, ou seja, ele é gerado pelo navegador para representar a sua página Web inteira. Agora ao executar e visualizar o resultado no console do navegador, o resultado deve ser o mesmo, usando arquivos diferentes. Sabendo disso, é importante que as pessoas desenvolvedoras tenham conhecimento para analisar e construir códigos bem estruturados. São necessários conceitos de Algoritmo e Estrutura de Dados, Arquitetura e Engenharia de Software para que o resultado final seja satisfatório e, principalmente, tenha um bom desempenho.

Rejeitar uma promise significa encerrá-la com um erro (o que resulta na chamada do método catch() em qualquer lugar que o utilize). Promises, ou promessas, Curso de teste de software: cresce procura por formação na área de T são uma maneira alternativa de lidar com código assíncrono. A função que contém a linha console.log(‘dentro da função’) será executada após 2 segundos.

JavaScript